Síndrome de Burnout

Irritabilidade, tensão, cansaço e sensação de esgotamento são alguns dos sintomas de uma pessoa que sofre da Síndrome de Burnout. 


Mas o que é Burnout?

Burnout é uma palavra que vem do inglês e significa esgotamento. É uma exaustão emocional e física devido ao excesso de trabalho ou situações desgastantes que envolvem grandes responsabilidades. Também é conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”, sendo reclassificada como doença do trabalho desde de 1º de janeiro de 2022, com o CID 11 (Classificação Internacional de Doenças).

As principais características da Síndrome de Burnout são a exaustão emocional, a despersonalização e a redução da realização profissional.


Como ocorre a Síndrome de Burnout?

Ocorre como uma resposta ao estresse laboral, quando as estratégias de enfrentamento falham e o profissional se vê sem energia e tem a sensação de estar em um beco sem saída. Essa situação não acontece de uma hora para outra, mas é o resultado de um processo de desgaste em que a pessoa já vem sofrendo a meses ou até anos.

O profissional percebe não possuir mais a energia que o seu trabalho requer devido a sobrecarga de atividades, funções, conflitos pessoais e profissionais. O indivíduo torna-se insensível, criando, assim, uma barreira para diminuir o contato com os demais e se defender da carga emocional do outro. Além da insatisfação que a pessoa sente com ela própria e com a realização dos seus trabalhos.

O indivíduo sempre tem a sensação de incompetência, de fazer tudo, mas não ser o suficiente, de ter que trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana para cumprir com o seus afazeres e que não merece descanso nem lazer. Por causa do excesso de trabalho, o profissional se sente perdido, têm inúmeras atividades para desenvolver, mas o nível de estresse e cansaço são tão altos que acaba por não resolver nada, ou possui a sensação de trabalhar e não sair do lugar, ou seja, improdutividade e fracasso.

A pessoa sempre está desmotivada e desanimada. Evita o contato com os colegas, confraternizações e está preocupada dia e noite com o trabalho. Vive em função do trabalho, não possuindo vida pessoal e social. Esse quadro também pode ser desenvolvido quando o indivíduo passa por um trauma e se apega ao trabalho como uma válvula de escape, mas o problema ocorre quando o serviço não gera mais satisfação, causando uma sensação de vazio. O profissional fica irritado mesmo sem ter acontecido nada de diferente na empresa.

Outros fatores são a pressão dos chefes, prazos, sobrecargas e excessos de responsabilidades.


Quem pode ter a Síndrome de Burnout?

Essa doença pode acometer qualquer profissional, mas principalmente, os que têm contato direto com o público, como profissionais da saúde, da educação, assistentes sociais e outros.


Quais são os sintomas?

  • Cansaço físico e mental constantes
  • Dores de cabeça
  • Alterações no apetite
  • Problemas gastrointestinais
  • Falta ou excesso de sono
  • Dificuldades de concentração
  • Falhas na memória
  • Irritabilidade
  • Incapacidade de relaxar
  • Desânimo
  • Baixa autoestima
  • Sentimento de desesperança
  • Isolamento
E outros...

Como tratar?

O diagnóstico da síndrome é feita pelo médico ou psicólogo e é tratada com psicoterapia, podendo envolver medicamentos, como antidepressivos e/ou ansiolíticos. Mudanças no trabalho, como gestão do tempo e no estilo de vida, incluindo atividade física e alimentação adequada.


E você, como está se sentindo?

Não espere ter crises, procure ajuda imediatamente.


Fontes

Burnout é definido como doença do trabalho em 2022 pela OMS. Olhar Digital. 2021. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2021/12/17/medicina-e-saude/burnout-e-definido-como-doenca-do-trabalho-em-2022-pela-oms/>. Acesso em: 02 abr. 2022.


MINISTÉRIO DA SAÚDE. Síndrome de Burnout. 2021. 

Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout#:~:text=O%20tratamento%20da%20S%C3%ADndrome%20de,mais%20tempo%2C%20conforme%20cada%20caso>. Acesso em: 02 abr. 2022.


PÊGO, F. P. L.; D. R. PÊGO. Síndrome de Burnout. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. vol. 14, n. 2, 2016. Disponível em: <http://rbmt.org.br/details/46/pt-BR/sindrome-de-burnout#:~:text=Burnout%20Syndrome&text=CONTEXTO%3A%20Burnout%20%C3%A9%20uma%20palavra,em%20situa%C3%A7%C3%B5es%20de%20mudan%C3%A7as%20emocionais>. Acesso em: 02 abr. 2022.


#burnout   #saude


Comentários