Estou terminando o ensino médio, e agora?

O último ano do ensino médio é muito indeciso para a maioria dos jovens, pois é um ciclo que se encerra e o momento de escolher um novo caminho para a sua vida.

Alguns já sabem o que vão fazer: prestar vestibular para Medicina, Direito, Engenharia Civil, entre outros. Mas muitos ainda não decidiram e se sentem perdidos.

A opinião dos pais e dos amigos influencia significativamente, mas somente o estudante pode escolher. Afinal, é um passo importante para a vida e a carreira profissional, é a hora de entrar no mercado de trabalho e decidir qual profissão seguir.

Por isso, separamos algumas dicas:

  • Primeiramente, se conheça. Separe as disciplinas que você mais gosta e tem afinidades e, a seguir, as áreas que envolvem estas disciplinas, exemplo: biologia, área da saúde.
  • Pesquise sobre as áreas e os cursos que você mais se identifica.
  • Pergunte-se com o que você gostaria de trabalhar e converse com os profissionais que atuam na área desejada.
  • Escreva o seu sonho, o que você mais almeja para o futuro e como conseguir alcançar, ou seja, os seus objetivos e o caminho a ser percorrido.
  • Fazer testes vocacionais também ajuda no autoconhecimento e nas possíveis carreiras a seguir. 
  • Observe a disponibilidade de cursos de graduação, as modalidades de ensino (presencial, semipresencial e EAD) e se a instituição é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).
Para mais orientações sobre o mercado de trabalho, os cursos que possuem maior empregabilidade e qual carreira profissional seguir, acesse: Dicas de como escolher uma profissão.

Dúvidas ou comentários podem ser deixados aqui no blog, que responderemos.


#profissao   #carreira   #mercadodetrabalho   


Comentários