Dicas de como manter o foco estudando em casa


O estudo em casa desenvolve determinadas habilidades, como autonomia, autoconfiança, disciplina, controle do tempo e organização. Porém, nem sempre é fácil seguir uma rotina e se concentrar nos estudos.

Para quem optou realizar os estudos em casa (Educação a Distância) ou foi necessário por causa da pandemia, segue algumas dicas para manter o foco, melhorar o rendimento e atingir boas notas:

  • Desenvolva uma rotina ou cronograma de estudos com horário fixos, por exemplo, de segunda a sexta às 19:30 assistir aulas e das 20:30 às 21:30 fazer atividades.
  • Estabeleça metas, exemplo, hoje irei estudar todo o conteúdo da unidade 1.
  • Organize o seu ambiente de estudos em um local calmo, sem distrações (televisão, circulação de pessoas). Deixe seus materiais (livros, caderno, lápis, caneta, computador) organizados e visíveis, para que você não perca tempo procurando uma caneta, por exemplo, e perca o foco da aula.
  • Ao estudar, anote o que for relevante, pois isso te ajudará a compreender o conteúdo. Escreva também suas dúvidas, para que você possa saná-las com os professores e/ou tutores.
  • Desligue o celular durante os estudos ou deixe-o fora da sua visão. Leia suas mensagens antes de iniciar as aulas ou durante a pausa, para que o seu tempo não seja desperdiçado e, consequentemente, seu rendimento nos estudos não seja comprometido.
  • No computador, mantenha somente as guias que são referentes ao seu estudo abertas. Evite abrir as redes sociais.
  • Atenção ao prazos das atividades. Anote as datas de entrega dos trabalhos em uma agenda ou utilize um aplicativo com lembrete, como o Google Agenda. Dica: Entregue suas atividades com pelo menos um dia de antecedência, para evitar que ocorra problemas técnicos durante o envio, como ambiente fora do ar, queda de internet ou lentidão no upload. Além disso, caso seja necessário, você ainda poderá cancelar o envio (dependendo do ambiente de estudos utilizado) e realizar alguma alteração que faltou em seu trabalho.
  • Realize todas as tarefas propostas pelo professor, mesmo que não vale nota para a disciplina é essencial para que você aprenda e fixe o conteúdo. Não deixe nada para trás, pois um detalhe sobre a matéria pode fazer a diferença durante as atividades avaliativas e em sua vida profissional.
  • Faça pausas de 10 a 15 minutos a cada 2 horas de estudo ou quando julgar necessário. Coma algo, tome água, descanse um pouco, principalmente, se estiver fazendo uma atividade difícil e complexa, a pausa poderá te auxiliar a aliviar a tensão e se concentrar melhor.
Estas são algumas dicas que você poderá colocar em prática, e lembre-se: disciplina é fundamental para alcançar os resultados desejados!

Fontes

<https://blog.unipar.br/>. Acesso em: 19 out. 2020.



#dicas   #estudos   #foco


Comentários