O que NÃO dizer para uma pessoa com burnout


Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é definida como exaustão emocional e física do colaborador em seu ambiente laboral, sendo reclassificada pela Organização Mundial da Saúde em doença do trabalho.

Mas como lidar com uma pessoa que tem burnout ou está prestes a desenvolver essa síndrome? 

Saiba o que não falar:
  1. É frescura 
  2. É só tirar férias 
  3. Muda de emprego 
  4. Descansa 
  5. Defina prioridades 

Saiba o porquê:
  1. Porque a pessoa não está bem, não é frescura dela. Quem possui burnout não se reconhece mais, sempre está desanimado e isolado, devido não suportar mais a situação e se sentir fracassado.
  2. Porque férias não irá resolver o problema. Férias não é tratamento e ela continuará pensando em seu trabalho e no que precisará fazer quando voltar. 
  3. Porque trocar de emprego não vai mudar a situação de exaustão profissional. Além da necessidade de ter que aprender a nova função, deixando a pessoa ainda mais cansada física e mentalmente. 
  4. Porque a pessoa com burnout é incapaz de descansar. Ela pensa 24 horas no trabalho, não consegue dormir direito, pois a mente continua ativa, não consegue relaxar e nem ter um momento de lazer.
  5. Porque para a pessoa tudo é prioridade. Ela vive em função do trabalho e se sente na responsabilidade de resolver tudo com excelência, mesmo estando esgotada, o que faz diminuir sua produtividade. 

Veja mais definições, sintomas e como tratar acessando o post: Síndrome de Burnout.


#burnout   #saude


Comentários