Dicas de como escolher uma profissão

Possuir uma profissão é essencial para obter boas oportunidades no mercado de trabalho. Você que pretende prestar vestibular, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou está  trocando de área/profissão e não sabe ao certo o que escolher, confira algumas dicas:
  • Para escolher um curso ou profissão é necessário você se autoconhecer. Se pergunte: Quais são as coisas que mais gosto? Quais são as coisas que não gosto? Quais as matérias que mais gosto? Com o que eu mais me identifico? Gosto mais de humanas ou exatas? Gostaria de trabalhar com números? Gostaria de trabalhar no computador? Gostaria de trabalhar ajudando as pessoas?
  • Através do autoconhecimento é possível verificar as profissões que se encaixam no seu perfil, exemplo: gosta de números, tem raciocínio lógico, para isso temos algumas possíveis profissões, como contabilidade, economia, matemática, entre outras. Se você se identifica com organização e planejamento, temos administração, ciências contábeis e outras.
  • Fazer testes vocacionais também te ajudará se autoconhecer e verificar as possíveis profissões.
  • Estude sobre o curso/área pretendido.
  • Verifique se o curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), se possui órgão regulador (ex.: Direito possui como órgão regulador da profissão a OAB; Ciências Contábeis o CRC), possibilidades de emprego na região onde você mora, quais são as possibilidades de crescimento da área e na área, se o curso/área possui maior empregabilidade para homens, mulheres ou ambos.
  • Uma última dica: tome cuidado com pessoas que dizem muito que podem te ajudar na área/curso, pois nem sempre o farão. Para tudo que for decidir ou fazer converse com pessoas certas nos lugares certos e saiba mais sobre seu curso e sua área.
Para tanto, alguns dados podem servir de guia no momento de decidir a profissão. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizou uma pesquisa sobre os 10 cursos que possuem maior empregabilidade e ocupação no Brasil, são eles:
  1. Medicina
    Taxa de ocupação: 97,07%
  2. Odontologia
    Taxa de ocupação: 96,22%
  3. Engenharia Civil
    Taxa de ocupação: 95,72%
  4. Arquitetura e Urbanismo
    Taxa de ocupação: 94,69%
  5. Matemática 
    Taxa de ocupação: 94,39%
  6. Engenharia Mecânica e Metalúrgica
    Taxa de ocupação: 94,36%
  7. Farmácia
    Taxa de ocupação: 94,30%
  8. Educação e Formação de Professores
    Taxa de ocupação: 94,13%
  9. Computação
    Taxa de ocupação: 93,92%
  10. Contabilidade e Atuária
    Taxa de ocupação: 93,87%
Além desses dados, como citado anteriormente, é muito importante conhecer o curso e a demanda para a área na sua região.

Referência

<https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/os-10-cursos-com-maior-empregabilidade-em-2015/>. Acesso em: 21 set. 2018.

#curso   #area   #profissao   #empregabilidade

Comentários